A associação Mwelo Weto homenageou ontem, em Luanda, na Mediateca Zé Du, do Município do Cazenga, o docente, escritor, ensaísta, jornalista, economista e homem de cultura ANTÓNIO FONSECA.
A Actividade decorreu no âmbito da realização mensal dos SARAUS POÉTICO-LITERÁRIOS facilitados pela mesma associação.
Com uma vasta gama de experiências no mundo das artes e cultura, ANTÓNIO FONSECA falou da sua posição enquanto defensor de IDENTIDADE CULTURAL AFRICANA/ANGOLANA.
O docente defende, entretanto, uma perspectiva de concepção de LITERATURA ANGOLANA. “A literatura é considerada angolana quando for feita nas etapas e limites que visam descrever, representar e promover a cultura e identidade cultural angolanas, não importando a origem de quem a faz (estrangeiro ou nacional)”, ressaltou. Fonseca disse ainda, que seria importante serem adoptadas políticas e métodos contundentes, que promovessem a valorização e ensino das línguas nacionais, como forma de salvaguarda da nossa identidade cultural africana/angolana; partindo das instâncias superiores.
ANTÓNIO FONSECA é, actualmente, Gestor do Memorial Dr. António Agostinho Neto e membro da Academia Angolana de Letras. Antes disto, exerceu cargos no INALD (Instituto Nacional do Livro e do Disco).
A mesa de presidium foi tutelada pela professora, investigadora e escritora DOMINGAS HENRIQUES MONTEIRO “Domingas Monte” que é Presidente Fundadora da Associação.
#Viva_Mwelo_Wetu viva a cultura e literatura nacionais!
Por: EURICO CARMONA (Afrika Sonjamba)
Deixe uma Resposta