A Perdiz e a Jibóia

Eram amigos que viviam juntos numa aldeia, a perdiz tinha os seus filhos; certo dia vieram os homens de surpresa queimar o capizal onde viviam porque os homens queriam caçar.

Vendo o fogo a queimar tudo e todos, disse a perdiz ao amigo jibóia: – olha amigo, eu vou levantar voo com os meus filhos, para não morrermos queimados, o amigo jibóia por sua vez, pediu: – eu não consigo voar, vou morrer queimado? Por favor, me enrola no pescoço e vamos juntos, já que os teus filhos vão por debaixo das asas. A perdiz atendeu ao pedido do seu amigo, assim fez, levantou voo até uma lagoa e todos estavam salvos.

Na hora de despedida, disse a perdiz: amigo daqui vou para a selva com os meus filhos e tu ficas na lagoa.

De repente a jibóia disse: – amiga perdiz, eu tenho fome escapei uma morte certa, então me recompensa, vou devorar-te assim sem resistência. A jibóia devorou a perdiz, e os seus filhos começaram a gritar, a procura da mãe, e depois apareceu o Dom-cucu (Man-cucu), disse-lhes: – a vossa mãe morreu por salvar a jibóia (Mambomandongo).

Equipa Mwelo Weto: recolha da tradição oral angolana.

Deixe um comentário